19/05/2023

Como Escolher de Forma Adequada a Cor do Rejuntamento e Identificar Possíveis Problemas

Porém devemos entender que o rejunte tem uma função técnica neste sistema, sendo responsável pela acomodação e vedação das juntas de assentamento. Ou seja, vai muito além a estética.

Alguns fatores estão diretamente atrelados a cor do rejunte

➤ Uniformidade e amplitude do ambiente 
➤ Contraste de cores
➤ Iluminação do ambiente 
➤ Exposição ao sol e tratamento químico 
➤ Aspecto visual do rejunte

 

Uniformidade e amplitude

Normalmente se procuram rejuntes semelhantes as cores das peças, buscando uniformidade visual, obtendo assim, sensação de amplitude, associado a juntas cada vez menos espessas. Isso também contribui para que se reduzam os riscos de manchamento da superfície das peças, que por impregnação, pode comprometer a estética do ambiente. Quando utiliza-se rejunte de tonalidade clara em revestimento também de cor clara, ameniza-se a evidência de manchas, recortes, paginação, assimetrias...

Contraste de cores

O contraste entre a cor do rejunte e a peça algumas vezes pode ser uma opção para obter destaque entre os elementos. Se for este o objetivo, é importante a escolha da tonalidade com atenção, tomando o devido cuidado quanto a impregnação de rejuntes de cores escuras, sobre superfícies claras e rugosas principalmente, como é o caso dos porcelanatos rústicos.

Iluminação do ambiente 

Outro fator que também leva a sensação de diferença de tonalidade, está atrelado a iluminação do ambiente. Quando se produz a luz de uma direção, o efeito de sombra é obtido em outro ângulo do local, dando a impressão que o rejunte possui tonalidades diferente em pontos distintos, ora mais escuro , ora mais claro. 

Exposição ao sol e tratamento químico

É importante avaliar ambientes expostos ao sol, pois os raios UV podem causar amarelamento ou embranquecimento do rejunte Outro fator que pode ocasionar esta situação, é a limpeza realizadas com produtos que possuem alto teor de cloro e demais produtos químicos, como por exemplo, os normalmente utilizados em cozinhas industriais, banheiros, piscinas, entre outros.

Produtos cimentícios também possuem vulnerabilidade e tendem a esbranquiçar. Entre as razões observadas, podemos citar como exemplo quando de forma incorreta, se utiliza excesso de água, tanto na mistura como no acabamento. Isso acontece, pois a água pode pairar na superfície evidenciando este problema.

Aspecto visual do rejunte

Por fim, devemos esclarecer que existem três tipos de tecnologia de rejuntes: os de base cimentícia, os de base acrílica e os de base epóxi, cada um com aspectos e características diferentes. Embora a nomenclatura da cor seja igual pode haver variação visual no resultado, pois tanto as resinas acrílicas como epóxi possuem um tom mais acetinado e vibrante em relação aos cimentícios. As características técnicas de desempenho também são diferentes.