30/06/2023

Da sujeira leve a pesada, o método de limpeza adequado garante o bom resultado da obra

Pós-obra: conheça 4 produtos para limpar e preservar seu projeto
Imagem: freepik

Um dos processos mais trabalhosos e essenciais a qualquer obra e reforma é o de limpeza. Se não realizada corretamente, pingos e outros resquícios de tintas, colas e demais componentes químicos utilizados, podem prejudicar a instalação de uma série de materiais, danificar pisos, além de comprometer o resultado final e estético do projeto. 

Pensando nisso, a Sika, empresa especializada em produtos químicos para construção civil e indústria, separou quatro sugestões de produtos que, da limpeza leve a pesada, auxiliam a remover, com resultado profissional, diversos tipos de materiais, em diferentes tipos de superfícies e substratos. Confira: 

 

1. PortoKoll® Cleanmax Limpador Multipisos

Desenvolvido especialmente para ser aplicado em diferentes tipos de pisos, atua como removedor de resíduos de diferentes materiais, como colas, óleos, graxas, argamassas colantes, cimentos e rejuntes. Também pode ser utilizado como higienizador antes do processo de assentamento em sobreposições. 

É um produto de alto desempenho em limpezas pesadas, portanto, em casos de sujeiras mais leves e menor residual, é recomendado a sua diluição em água. 

2. PortoKoll® Portolab Cleanmax

Indicado para uso profissional, desde limpezas mais simples até as mais pesadas, é um detergente desincrustante ácido e que funciona como removedor de resíduos de rejuntes, argamassas, cimento, graxas e óleos. Também é recomendado para a limpeza de sedimentos surgidos a partir da instalação de revestimentos cerâmicos, porcelanatos técnicos e esmaltados, além de tijolos à vista e pedras naturais.

Outra possibilidade de utilização do PortoKoll® Portolab Cleanmax é na limpeza dos revestimentos existentes antes da realização do assentamento, no sistema de sobreposição.

3. PortoKoll® Cleanmax Removedor de Epóxi

Indicado para limpeza de mármores, granitos, porcelanatos e pisos cerâmicos, é um gel incolor que age na remoção de tintas, vernizes e resíduos de rejuntamento à base de epóxi e resina acrílica. 

Por ser um produto que age em materiais ultrarresistentes como o epóxi, é recomendado que se teste sua compatibilidade com o revestimento em que será aplicado para avaliar o aparecimento de manchas. 

4. PortoKoll® Cleanmax Selador

De utilização conjunta ao PortoKoll® Cleanmax Limpador Multipisos, é indicado como selante finalizador após o processo de higienização. Sua função é proteger e preservar a durabilidade de uma série de materiais, como cerâmicas não esmaltadas, pedras naturais, rejuntes cimentícios, entre outros. 

Também é recomendado para a selagem de superfícies porosas e, até mesmo, cobogós. O produto também age na prevenção de aparecimento de manchas causadas por umidade, óleos, graxas, gorduras, fungos e outros agentes.